Inspirado em Pascal, Pensamentos 139 e 339

Pascal

Pascal

 Contentar-se em fazer, fazer e fazer, em não silenciar, em jamais parar. É esse o espírito da materialidade rasteira que governa os espíritos de homens que apenas constroem com as mãos  e em última análise para o estômago  objetos bem palpáveis e úteis (nada mais do que palpáveis e úteis), como sapatos, vinhos, carne enlatada e óleo de soja. Tudo em nome do móvel da economia, algo que sobre mim provoca sono. Quando será que esses “empreendedores”, esses verdadeiros assistentes entusiasmados da vida embotada vão parar, um dia só, para pensar no que são, no que fazem, no que vieram fazer aqui neste mundo? Será que pensam que a vida está mesmo reduzida à produção pela produção? Será que pensam que o jogo e o divertimento de final de semana é suficiente para acalmar-lhes a obtusidade, quando tudo recomeça na segunda-feira? Será que sabem que o cérebro, além de suas funções orgânicas, abriga uma mente que, de modo necessário e irrevogável, vive do pensar?

Pensamento 139: “Quando me pus a considerar as diversas agitações dos homens e os perigos e castigos a que se expõem, originando tantas contendas, paixões e cometimentos audazes, muitas vezes funestos, descobri que a infelicidade dos homens vem de uma só coisa, que é não saberem ficar quietos dentro de um quarto. O homem que tem suficientes bens para viver, se soubesse ficar em casa com prazer, não sairia dela para ir ao mar ou para cercar uma cidade…” (Adaptação minha, a partir da edição de Os pensadores, 1973, e do link abaixo indicado). 

Pensamento 339: “Posso conceber um homem sem mãos, pés, cabeça…; mas não posso conceber o homem sem pensamento: seria pedra ou um animal.”

 Link (em inglês, e para desespero dos francófonos):

http://oregonstate.edu/instruct/phl302/texts/pascal/pensees-contents.html

Texto escrito em 09/10/2006
Anúncios
Esse post foi publicado em Filosofia, Reificação, Viagem e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s